VEGETARIANO

Entenda como as frutas e verduras ajudam na saúde dos seus dentes

É sabido que frutas e verduras ajudam na saúde dos seus dentes, fazem parte de grupos alimentares que são recomendados por impactarem diretamente na saúde do organismo, desde que consumidos sem exageros.

As propriedades desses grupos são bastante diferentes, mas o consumo deles durante ou após as refeições pode trazer diversas vantagens para o corpo.

Além disso, existe uma grande variedade de tipos de frutas e verduras, possibilitando que as pessoas não caiam na mesma rotina, conseguindo uma variação interessante dentro de uma dieta balanceada e que nutrirá diferentes tecidos.

Mas, além de serem alimentos benéficos para o organismo, você sabia que eles também podem fazer bem para os dentes? Bom, é isso que mostraremos no artigo a seguir.

Frutas: Verduras ajudam na saúde dos seus dentes

As frutas compreendem um grupo alimentar muito benéfico e que pode ser entendida como uma parte da planta, sendo comestíveis e mais adocicadas. 

Esses produtos possuem diferentes nutrientes e vitaminas que contribuem com o corpo, podendo ainda ser compostas de fibras e minerais. 

Com isso, elas também podem impactar na saúde bucal, seja por meio de seu nível de ph, resistência e até a quantidade de fibras proporcionadas.

1. Morango

Portanto, o morango é uma fruta notoriamente conhecida pelo seu sabor, que pode ser mais azedo em algumas situações, ou mais doces. 

Sendo, ela é uma fruta que não requer muito trabalho para ser consumida, basta retirar a folha na parte superior e consumir. 

Também é uma excelente pedida para sucos e outros tipos de bebidas, pois é bastante refrescante.

Além disso o sabor que se destaca, o morango é uma fruta com diversas propriedades interessantes, que fazem muito bem para o organismo e, especialmente, para a saúde dos dentes.

Entre as propriedades se encontra o ácido málico, que é uma propriedade muito interessante na limpeza dos dentes e no combate a manchas. 

Por isso, é uma excelente opção para pessoas que estão em tratamento de clareamento dental, ajudando nessa diminuição ou eliminação das manchas amareladas que aparecem nos dentes.

Mais ainda, o morango também é uma excelente fonte de vitamina C, substância muito importante no combate da placa bacteriana.

2. Frutas cítricas: Verduras ajudam na saúde dos seus dentes

Antes de explicar o por quê, confira alguns exemplos de frutas que se enquadram nessa categoria:

  • Limão;
  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Acerola;
  • Kiwi.

As frutas cítricas recebem essa denominação pelo seu sabor ácido e, ao mesmo tempo, pelas suas propriedades. 

Entre os benefícios das frutas cítricas para os dentes está, principalmente, sua capacidade de limpeza dos dentes e o estímulo à produção da saliva, muito importante para qualificar a saúde bucal, especialmente para pessoas que utilizam aparelhos, como o aparelho dental invisivel.

Sabendo que as pessoas que estão tratando certos problemas estruturais com aparelhos, seja qual for, tem maior dificuldade para realizar os devidos cuidados com a higienização bucal, pois podem sentir certos incômodos durante esse processo. 

Nesse sentido, o aparelho fixo é o que mais gera esse incômodo, fazendo com que a limpeza dos dentes seja prejudicada durante o tratamento. 

Sim justamente por isso que os dentistas estão trabalhando cada vez mais com aparelho invisivel móvel, pois é um modelo mais discreto e menos agressivo, facilitando a escovação e a limpeza dos dentes.

3. Maçã

Por fim, outra fruta que merece destaque e que é uma ótima aliada nos cuidados com a saúde bucal é a maçã.

Esse fruto possui uma textura fibrosa, o que por si só já é excelente, pois ajuda a estimular a gengiva a produzir saliva. Além disso, ela possui outras diversas propriedades interessantes para os dentes.

Por ser um alimento que exige uma mastigação mais aguçada, ela proporciona uma limpeza natural do resto de alimentos que ficam presos aos dentes e isso é muito importante para evitar problemas na arcada dentária.

Deste modo, é possível evitar que esses problemas se agravem até um ponto que os dentes caiam.
Contudo, caso a perda dentária venha a acontecer, também é possível recuperar a estrutura por meio de um implante dentário no local.

Verduras

Usando as verduras consistem nas plantas comestíveis sendo que a parte que pode ser utilizada para a alimentação é a folha, flor e haste.

Por conta disso, muitas também são vistas como hortaliças.

As verduras são ricas em minerais, nutrientes, vitaminas e fibras diversas, contribuindo para a nutrição do corpo e regulação dos sistemas.

1. Couve 

Ao saber que a couve é um excelente exemplo de verdura que deve ser bastante consumida para quem quer melhorar a sua saúde bucal.

Além de ser um alimento pouco calórico, a couve possui diversas propriedades  que são benéficas para os dentes, como a riqueza em vitaminas e minerais, importantes especialmente para melhor a qualidade de tratamentos odontológicos, como o de lente de contato dental, mantendo a qualidade da estrutura sem agredí-la.

Mais ainda, a couve possui boas quantidades de cálcio, que fortalece os dentes e vitamina B, excelentes para tratamentos de problemas na gengiva.

2. Espinafre: verduras ajudam na saúde dos seus dentes

Portanto, o espinafre também é uma verdura muito interessante e que deve estar incluso na dieta de pessoas que querem melhorar sua saúde bucal. 

As propriedades do espinafre também são semelhantes às da couve: fontes de vitaminas, cálcio, minerais e poucas calorias.

3. Alface

Vegetais ricos em fibras também fazem parte do rol de alimentos que fazem bem para os dentes. 

Sendo assim, como o alface se enquadra nesse quesito, também é uma verdura que se destaca pelo bem que ela pode fazer para a qualidade da saúde bucal, contribuindo para o fluxo salivar e regulação da mucosa.

Além desses alimentos, aqueles ricos em vitamina C e folhas mais escuras são fundamentais para o fortalecimento da estrutura como um todo e melhora da imunidade, combatendo as bactérias e inflamações.
Da mesma forma, o conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Informações adicionais:

Além disso, está procurando por receitas de qualidade? Portanto, não deixe de pesquisar aqui no PadeiroeConfeiteiros, como fazer Shake de banana para emagrecer, Receita de lasanha de ricota com espinafre.

Veja também:

Pizza de couve flor vegana

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar