Fermento caseiro (Levain)

Primeiramente, como fazer fermento caseiro (Levain), aqui está ele prontinho para você aprender a verdadeira receita caseira. Portanto, não deixe de aprender e passar para o seu próximo, que você vai sentir agradecido por ter enviado essa receita fermento caseiro (Levain).

Além disso, um dos melhores pão caseiro com fermento biologico, que vai aprender a fazer é com essa dica de fermento. Como fazer levain, se realmente quiser aprender sobre essa receita role para baixo e descubra como fazer.

O levain fermento natural, é um dos melhor que já se pode ter inventado pois ele é natural nada de química e os pães da mais qualidade ao fermento. Em modo de aprender a fazer o levain escola de panificação, pode até ser cobrado por essa receita. Pois aqui não cobramos para lhe ensinar.

Portanto, chega aqui muitas pessoas a procura desse fermento querendo saber. Além disso, como fazer fermento caseiro? essa é a pergunta que não quer calar pois bem. Abaixo, você vai aprender todo o conteúdo dessa receita e assim pode por em prática.

Portanto, venha ver outras dicas aqui Brigadeiro Romeo e Julieta, quantas receitas boas e testadas temos e vamos passando mais e mais. Além disso, junte-se a nossa equipe só começar a enviar suas receitas, aqui no site e vai já começar a ser um de nós.

Ingredientes: Fermento caseiro (Levain)

  • Pegue “50 gramas de farinha de trigo tipo 1 – para o dia 1 (6 colheres de sopa)
  • Mais as 100gr de água filtrada ou mineral (6 colheres de sopa)
  • Junto com mais 100gr de farinha de trigo tipo 1 – para o dia 3 (10 colheres de sopa)
  • Sendo assim use 100 gramas de água filtrada ou mineral para o dia 3 (6 colheres de sopa)
  • Mais os 90 gramas de farinha de trigo tipo 1 – para o dia 4 (8 colheres de sopa)
  • Junto com as 50 gramas de água filtrada ou mineral para o dia 4 (3 colheres de sopa)
  • Mais os 90 gramas de farinha de trigo tipo 1 – para o dia 5 (8 colheres de sopa)
  • Também 90 gramas de água filtrada ou mineral para o dia 5 (6 colheres de sopa)”

Modo de Preparo

“Para esta receita, use um pote de vidro com capacidade para 2 litros.


Dia 1
Além disso, adicione 100 gramas de água no pote, na sequência os 50 gramas de farinha e misture bem. A textura será rala e líquida; com aroma de farinha fresca e agradável. Anote o horário e data para servir como referência.
Portanto, cubra o pote com um pano, sem deixar o mesmo ficar em contato com a mistura. Deixe descansar por 24 horas em temperatura ambiente (entre 20 e 30 graus C).
Para o primeiro dia, pode-se usar cerveja no lugar da água. O chef recomenda uma Weiss ou malzbier. Além disso, a medida é a mesma de água: 100 gramas. Portanto, para a farinha, pode-se usar totalmente integral, totalmente branca ou metade de cada uma. A integral demora um pouco mais para desenvolver o fermento.

Dia 2
Portanto, após 24 horas, misture levemente pela manhã e depois à noite. Deixe descansar. Além disso, as características neste estágio são leve fermentação e pequenas bolhas e o início do aroma ácido, característico do fermento natural.


Dia 3
Após 48h, alimente pela primeira vez: junte à massa inicial 100 g ou 6 colheres de sopa de água filtrada e 100 g ou 10 colheres de sopa de farinha de trigo tipo 1. Misture e obtenha uma massa lisa; sempre dentro do pote. Misture ao longo do dia e mantenha o pote tampado.
Características: bolhas maiores, aroma ácido e azedo é normal. À noite, dê uma última mexida.

Mantenha em temperatura ambiente.

Dia 4
Pela manhã, alimente o fermento com 50 g de água filtrada ou mineral ou 3 colheres de sopa e 90 g ou 8 colheres de sopa de farinha de trigo. Além disso, misture bem, obtenha massa lisa e misture mais 3 vezes ao longo do dia e à noite.


Dia 5
Alimente o fermento com 90 g ou 6 colheres de sopa de água e 90 g ou 8 colheres de sopa de farinha tipo 1. Portanto, neste estágio o levain apresenta bolhas pequenas e aroma amendoado. Da mesma forma, mexa ao longo do dia. Neste estágio, bastante fermentação vai ocorrer. Portanto, mexa e tampe o vidro. Faça isto sempre que a fermentação estiver muito ativa. Portanto, é interessante alimentar pela segunda vez durante o dia se a atividade estiver muito presente, com forte fermentação. Pode-se repetir a mesma medida do início do dia.


Dia 6
Além disso, características: presença ativa de fermentação e uma massa com boa textura. Portanto, neste momento é importante observar que se a massa apresenta boa atividade, o fermento está pronto e pode ser usado ou ir para a geladeira “dormir”. A partir daí, alimentar no dia seguinte conforme medidas do dia 5.

Dicas do chef: Fermento caseiro (Levain)

Fabiano Marcolini aconselha usar entre 240 gramas e 250 gramas de fermento em cada pão para que a massa não fique muito grande.
No entanto, caso a atividade de fermentação e a textura estejam “fracas”, alimente o fermento e aguarde mais um dia.
Alimente seu fermento todos os dias com as quantidades de água e farinha do dia 5, mas é necessário utilizar parte da massa antes de alimentá-la, se não ela ficará muito grande.”

Tempo de preparo: 5 dias

Não deixe de ver o que preparei pra você que chegou até aqui?

Portanto, estamos trazendo um valioso curso de Fermentações Selvagens e as Conservas Probióticas. No entanto, o que vem nesse curso veja o que pode aprender abaixo todo conteúdo dessa matéria que vai ficar profissional na área.

Dica: Fermento caseiro (Levain)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Saúde Intestinal, Probióticos e Pré-bióticos
  • A Ciência da Fermentação Selvagem
  • Picles (vegiekrauts), Chucrutes e Kimchi
  • Pães e Panquecas de Fermentação Selvagem
  • Rejuvelac, o Elixir Enzimático
  • Blend de Temperos para Conservas
  • Técnicas de Fermentação Anaeróbica
  • Ingredientes, Utensílios e Equipamentos
  • Como evitar contaminações
  • Receitas com passo-a-passo
  • Espaço para tirar dúvidas
  • Apostila Digital
  • Acompanhamento pós-curso em grupo exclusivo de estudos!

Em conclusão, facilitador: Lucas Montanari é Biólogo especialista em Fermentações Naturais com pós-graduação em Nutrigenômica e Alimentos Funcionais, Integrative Nutrition Health Coach pelo IIN (NY/USA), docente da Pós-Graduação de Gastronomia Funcional, professor e idealizador do Fermenta Com Ciência.

Fermento caseiro (Levain) ingredientes completo
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Imprimir
Share on linkedin
LinkedIn
Avalie essa receita!
[Total: 4 Estrelas: 4.3]
Share on facebook
Share on pinterest

© Copyright 2018-2021 – Padeiros e Confeiteiros.
Todos os direitos reservados.

Advertisment ad adsense adlogger