PÃES TRADICIONAIS

Receita de Panetone

Receita de Panetone

Natal está chegando e, com ele, a tradicional receita de panetone. A massa é leve, fofinha e aromatizada com essência de laranja – além, é claro, dos cravos e canela.

Tudo isso embalado em uma cesta de vime bem bonita. O resultado? Uma sobremesa perfeita para compartilhar com a família e os amigos nos dias mais quentes.

Ingredientes para fazer a Receita de Panetone

-1 xícara (chá) de leite
-1/2 xícara (chá) de água
-1/2 kg de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento biológico fresco
-1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
-1/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal, amolecida
-3 ovos inteiros + 1 gema
-Raspas da casca e suco de 1 laranja orgânica
-1 colher (sobremesa) cheia de canela em pó
-200g uvas passas brancas sem sementes, hidratadas durante a noite com 1/4 xícara (chá) rum

Modo de preparo

Primeiro, comece com o preparo da massa. Em uma tigela média, combine a farinha, o açúcar, o fermento e a baunilha. Em outra tigela média, combine os ovos, o leite e o óleo. Adicione a mistura de líquidos à mistura de secos e mexa até ficar homogêneo.

Em seguida, prepare as frutas cristalizadas. Corte as frutas em pedaços pequenos e reserve.

Para montar o panetone, forre uma forma de pão de 23 cm de diâmetro com papel-manteiga. Transfira a massa para a forma e espalhe-a uniformemente. Polvilhe as frutas cristalizadas por cima da massa e pressione-as suavemente para que fiquem bem presas.

Asse o pão no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 45 minutos, ou até que esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar completamente antes de servir

Dicas do Padeiros e confeiteiros

As dicas a seguir são úteis para qualquer pessoa que queira preparar um panetone caseiro, desde iniciantes até os mais experientes. São elas:

– Utilize uma forma de metal, pois assim o calor é distribuído de maneira uniforme e o seu panetone fica com a forma perfeita.

– Coloque a massa em um lugar quente para que ela cresça bem. Uma dica é colocá-la próxima a um radiador ou forno.

– Não abra a porta do forno durante o tempo de assar, pois isso pode fazer com que o ar quente escapes e afete o crescimento da massa.

Veja também: Pão de Mandioca com Whey Protein

Artigos relacionados