CHURRASCOPEIXES E FRUTOS DO MAR

Receita de Bolinho de Bacalhau

O famoso Bolinho de Bacalhau não pode ficar de fora do seu livro de receitas e das possibilidades que você tem para oferecer para família e amigos. Seja como petisco, entrada, durante a refeição ou para fazer parte do happy hour. Essa é a opção que vai deixar todos com água na boca e irá render elogios para suas habilidades culinárias.

Veja como preparar a Receita de Bolinho de Bacalhau, com a receita enviada por Nice Monteiro, portuguesa que mora em Mem Martins:

Ingredientes: Receita de Bolinho de Bacalhau

  • ½ colher de noz-moscada moída (medida de colher de café);
  • ½ kg de batatas;
  • 1 cebola média;
  • 1 colher de sal (medida de colher de café);
  • 1 ramo de salsa;
  • 4 ovos;
  • 4 postas de bacalhau, com peso médio de 200g cada;
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo

Para preparar o Bolinho de Bacalhau, primeiramente é preciso deixar o bacalhau de molho por cerca de 24 horas, com troca de água a cada 6 horas. Esse processo é importante para dessalgar o peixe. 

Com o bacalhau já dessalgado, coloque-o para cozinhar e, em seguida, desfie as postas com a ajuda de um garfo.

DICA: Caso queira fazer esse processo de maneira tipicamente portuguesa, você pode desfiar as postas com a ajuda de um pano limpo. coloque o bacalhau sobre ele, sem as espinhas e pele. Feche o pano e esfregue bem com as mãos, até que fique totalmente desfiado.

Enquanto o bacalhau cozinha, coloque também as batatas para cozinhar. Com elas bem cozidas, coloque em um prato e amasse bem até formar um purê. Mas não acrescente nenhum outro ingrediente, o purê deve ser apenas de batatas.

Em seguida, coloque o purê e o bacalhau desfiado em uma vasilha funda e misture bem, até que os ingredientes estejam totalmente juntos. Pique a cebola e a salsa de maneira bem pequena e junte a massa formada.

Tempere a receita com a noz-moscada e o sal, colocando em sequência os ovos, um de cada vez. Amasse e misture bem todos os ingredientes, até que forme uma massa quase homogênea.

DICA: na hora de colocar os ovos, utilize um deles separando clara e gema. Bata as claras em neve e acrescente de maneira separada. Assim, os bolinhos ficam com a massa mais leve.

Aqueça o óleo em uma panela funda e, enquanto ele é aquecido, faça bolinhos com a mistura, no tamanho que preferir. Coloque para fritar em óleo quente e sirva em seguida.

Faça também

Aqui no Padeiros e Confeiteiros você encontra diversas receitas para preparar. Além desse delicioso Bolinho de Bacalhau, você pode fazer também um delicioso creme de alho. Seja para acompanhar hambúrgueres, churrasco e até mesmo ser servido juntamente com o bolinho, ele vai ser o seu coringa na cozinha quando o assunto for molhos.

Continue navegando em nosso site para descobrir novas receitas e impressionar a todos com suas habilidades culinárias. Aqui, você consegue preparar pratos para diferentes ocasiões, mantendo a comida caseira como a preferida dos amigos e familiares em todos os momentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar