Os patês são muito consumidos nas mais diversas situações, sejam elas formais ou informais. E, quanto mais variedade de sabores e aromas, melhor. Por isso, o patê de sardinha é uma excelente opção para quem quer surpreender na hora de servir uma deliciosa entrada ou petisco para os convidados.
Veja como preparar o patê de sardinha:
Ingredientes: Patê de Sardinha
- 4 tomates grandes picados;
- 1 dente de alho;
- 1 cebola grande;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 xícara de cheiro-verde;
- 1 lata de sardinha;
- 1 colher sopa bem cheia de massa de tomate;
- Molho de pimenta a gosto;
Modo de preparo
Para preparar o patê de sardinha, primeiramente, misture os tomates, o alho, a cebola, o sal e o cheiro-verde e bata tudo no liquidificador.
Em seguida, pegue uma panela e leve a mistura para cozinhar em fogo baixo com a sardinha, bem amassada, e a massa de tomate.
Deixe no fogo até aparecer o fundo da panela.
Coloque molho de pimenta a gosto e conserve na geladeira.
Curiosidades
A sardinha é um peixe muito consumido no país. Normalmente seu consumo fica na sardinha enlatada, mas ela vai muito além do que essa variedade. O peixe é rico em ômega 3 e diversas outras vitaminas, sendo um excelente aliado na alimentação e na saúde das pessoas.
O termo “sardinha” tem origem na região em que era encontrada de maneira abundante e onde, provavelmente, seu consumo foi difundido: A Ilha Mediterrânea com nome de Sardenha. Assim, fica claro que mesmo o brasileiro considerando a sardinha um alimento bem brasileiro, seu consumo é de séculos passados e foi trazido para nós através da colonização dos portugueses.
Ainda sobre o consumo da sardinha, existem diferentes formas de prepará-la, além do patê de sardinha, é claro. Uma maneira extremamente saborosa e pouco conhecida no país é a Sardinha Albardada. Esse prato é feito com filés de sardinha, que ficam marinando no limão. Posteriormente, esse peixe é passado por polme e frito. É uma excelente dica de petiscos para um encontro com os amigos.
A melhor época para o consumo da sardinha é entre março e setembro e outubro. Data do hemisfério norte que marca o começo da primavera e passa pelo verão. Isso porque é nesse período que a sardinha acumula sua gordura, tendo energia para se reproduzir. Essa gordura acumulada possui gordos poli insaturados, encontrados nos músculos e nas vísceras do animal. E ele é o responsável pelo sabor marcante da sardinha.
A sardinha é popular no país e está presente em diferentes receitas, sendo frequentemente consumida sem acompanhamento ou outros pratos principais.
Faça também
Aqui, no Padeiros e Confeiteiros, além da receita de patê de sardinha você tem acesso a diversas outras dicas saborosas e incríveis.
Para quem quer manter uma alimentação saudável em dia, temos as receitas de pão caseirinho de vó, filé de peixe assado no forno, frango empanado com fubá e muitas outras opções saudáveis para dar mais sabor para seu dia, mesmo quando a dieta faz parte dele.