O patê de frios e azeitonas é uma receita extremamente saborosa e que vai te conquistar. Fácil de fazer, ele surpreende pelo sabor e mistura de ingredientes, o que o torna extremamente saboroso. Assim, com um toque a mais de sabor, ele é perfeito para acompanhar pães, torradas, queijos, sanduíches e bolachas.
Seja para um café, encontro com amigos ou festas familiares. Aprenda essa receita super fácil e surpreenda a todos os seus convidados com uma explosão de sabores e acompanhamentos para serem degustados e aproveitados ao longo do dia e da noite.
Veja como é simples fazer o patê de frios e azeitonas:
Ingredientes: Patê de Frios e Azeitona
- 150g de presunto picado;
- 150g de mortadela picada;
- 150g de salsicha aferventada picada;
- 1 xícara de chá de ricota esfarelada;
- 1 caixa de creme de leite (200g);
- 100g de azeitona verde picada;
- ½ xícara de chá de cheiro-verde picado.
Modo de preparo
Para preparar o patê de frios e azeitonas, primeiramente coloque o presunto, a mortadela, a salsicha, a ricota e o creme de leite no processador, ou liquidificador.
Bata até formar uma pasta. Em seguida, transfira para uma tigela e junte a azeitona, o cheiro-verde, misturando com uma colher.
Cubra e leve à geladeira por cerca de 1 hora.
Sirva com torradas, se desejar.
Curiosidades
A azeitona é o fruto da oliveira, uma árvore famosa por dar origem também ao azeite. Mas você sabia que essa planta faz parte da história e de grandes tradições da antiguidade?
Na época da lei veneziana, uma ilha croata estabelecia que, para se casar, um jovem precisava plantar 100 oliveiras, assim ele garantia o futuro de sua família. E, diferentemente do que se imagina, a árvore não dá apenas azeitonas, mas flores também.
Sua origem está na região Mediterrânea e é um símbolo para a região. Seu cultivo começou na região da Palestina e da Síria, cerca de 5000 anos atrás. E, a partir de lá, foi se espalhando pela região e ganhando cada vez mais adeptos do consumo da azeitona e do azeite.
A azeitona não tem apenas a coloração verde, podendo variar conforme o fruto está maduro na oliveira, chegando até a cor preta. Todas podem ser consumidas, embora apresentem algumas variações no sabor.
Mas, depois de colhida, a azeitona precisa passar por um processo para tirar seu amargor característico e poder ser consumida como petisco, tempero ou ingrediente nas mais diversas receitas. Ela pode ainda ser temperada com ervas finas, aromáticas e outras especiarias.
Faça também
Aqui, no Padeiros e Confeiteiros você encontra diversas receitas e dicas para ampliar seu repertório na cozinha. Com pratos diversificados e curiosidades sobre ingredientes, processos culinários e pratos, além de aprender a cozinhar você ainda tem assunto para conversar com seus amigos, familiares e convidados.
Aprenda a fazer uma deliciosa pizza de presunto e queijo, ou um empadão de frango e catupiry para toda a família, ou ainda saborosos sazon caseiro para servir de petiscos para seus amigos e familiares, acompanhado de um bom drink ou uma cerveja gelada.