Ele chegou devagarinho em nossas mesas sem nós saber, o pão congelado. Então vamos falar sobre ele aqui em nosso site e deixar muito bem explicado e o maior jeito de pode usar ou se alimentar.
Desta forma, vamos voltar lá atrás da época que somente tinha o nosso pão nas padarias. Portanto com o passar dos anos vem evoluindo os padeiros e também sumindo os profissionais, com isso veio as invenções e mudanças. A média hoje de padeiros profissionais estão desaparecendo muito devido ao salário pago. Com isso, o profissionalismo vai adoecendo e aonde entra a tão sonhada maquina para superar está falta de profissional.
Uma empresa que vem atuando com praticamente 90% de maquinas hoje o seu custo é muito mais alto porém o retorno já não é aquele valor tão alto, contra partida para ter um bom lucro deve ter muitos clientes. Portanto, este custo de maquinas gera um valor bem alto devido a busca pela energia que é consumida e gasta.
Profissionais para atuar com esses maquinários pode variar entre 1 a 500 ou até mais pessoas pois cada sistema de maquina tem sua coparticipação e treinamento para operar a mesma.
Além disso, nosso futuro que já não muito longe creio que será o fim dos padeiros e confeiteiros, ao entrar essas maquinas serão praticamente tudo industrial. A profissão dos padeiros anda em decadência devido as maquinas a cada dia mais fazem parte das indústria.
As diversidade de ofertas dos Pão Congelado
Não é mais complicado hoje você ir trabalhar sem antes tomar aquele café. Até mesmo em padaria delivery Hoje acabou virando muda esse tipo de seguimento ainda mais devido a Pandemia que está um caos ao nosso brasil. Vejo muito empreendedores fazendo deste comércio um futuro espaço aonde faz um bom lucro de vendas.
No entanto, as padarias delivery, que não precisa de muitos equipamento hoje para pode ter um pão fresquinho para o cliente. Pois, esse é o que atrai mais clientes a este seguimento, com a facilidade de preparar o pão congelado e com isso lucrar ainda mais.
Seu café da manhã em poucas horas, como já tem cartaz que já fala em conveniências, pão francês a cada 30hrs. Isso atraem muito mais seus clientes a optar por esse tipo de qualidade e praticidade em questão de rapidez.

to 2018, Food Executive (2014).

Portanto, precisa ser questionado em questão é que não existe apenas os pães francês congelado. E sim uma oportunidade de outros tipo de pães que vai além do se imagina.

Para as empresas, de formas em geral este seguimentos tende a aumentar muito mais. A grande oportunidade de atrair mais cliente com sua demanda e e menos desperdícios. Com isto lhe garante uma nova frente de consumo e oportunidade de vendas com o Pão Congelado.
Mercado em expansão: Pão Congelado
“O mercado está bem aquecido. E é uma oportunidade de mostrar a eles que o Pão Congelado, também é uma ótima opção e está dentro dos padrões de qualidade e sabor do mesmo que o natural. Com isso os consumidores precisam entender que o pão congelado é muito gostoso tanto quanto o feito na hora.“

Uma boa estrutura básica para acesso ao mercado
Portanto, o pequeno negócio que deseja atuar com pães congelados você precisa conhecer alguns equipamentos antes de iniciar seu empreendimentos. Até então, no caso tem empresas do seguimentos que empresta os equipamento como forma de comodato para ver se o projeto de retorno. Com isso seus gasto pode até dar menos gasto se acaso não der resultado e não é preciso gastar com equipamentos em questão.
Primeiramente, para se produzir o pão congelado, o ambiente precisa se adaptar em algumas normas. Tais como? um ambiente climatizado e com uma temperatura aproximadamente entre 22ºC. Precisa também de um equipamento de ultracongelamento. Ou seja, também mudar um pouco mais seu aspecto da indústria. No entanto, com isso é preciso ser elevado em conta.

Forma completa de Congelamentos de pães
Para que sua empresa atue de forma competitiva com pães congelados você deve seguir alguns processo. È necessário ter conhecimento de domínio avançado do processo de congelamento pão congelado. Por exemplo: o glúten necessita de um congelamento muito mais rápido para que seus nutrientes não perca a qualidade. Com isso, evita a formação de cristais de gelo que o prejudica na formação no produto final quando o mesmo vai para o crescimento.
- Massa crua e congelada:
- Portanto, nela, os principais ingredientes são misturados em baixa
temperatura e a massa é separada e congelada.
Além disso, ao finalizar o pão francês, é necessário descongelar, e assim
fermentar e assar. Seguindo um ponto de atenção, é preciso minimizar a sua perda da atividade do fermento e
com isso garantir a capacidade de retenção do gás carbônico. Desta forma, é necessário o rápido
congelamento, em temperaturas aproximadamente
de -40ºC. - Massa pré-fermentada congelada:
- Além disso, a massa é fermentada antes do processo de congelamento, porém, em um período de tempo
menor. No entanto, os cristais de gelo devem ser controlados e deve-se garantir um rápido
congelamento para conservar a
estrutura do glúten de forma não perder a qualidade. Como
finalização, o produto
pode ir direto ao forno
para o processo de assamento.
Principais seguimento do pão congelados
- Pão congelado pronto para o consumo
- Além disso, ao congela-se rapidamente o pão, já pronto para
o consumo. Como finalização,
basta você descongelá-lo com a sua temperatura ambiente. Sendo assim, a técnica é mais indicada para
pães que não necessitam de uma casca
crocante e sim mais lisa, como por exemplo o hambúrgueres. - Pão semi assado congelado
- Bom com, a massa foi fermentada e pré-assada
assim antes do ultracongelamento, para garantir um
miolo rígido, e também sem a formação da casca, que é desenvolvida no assamento final. Além disso, com essa técnica, torna-se importante ainda a presença de alta umidade durante o seu
estágios inicias. Em conclusão, tais como também podem reduzir a taxa de desprendimento da casca do miolo do pão.
Fontes: Autor Felipe C., com informações de: Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico De Panificação e Confeitaria (ITPC); Tecnologia para pães congelados