TV DISCOVERY

Junior Masterchef EUA – Saiba tudo sobre o famoso programa de culinária infantil

Já parou para pensar que existe um programa de culinária destinado aos pequenos? Esse é o Junior Masterchef EUA.
Dessa forma, diferente do Masterchef que você provavelmente conheça, nesse, os principais protagonistas são crianças, que competem mostrando suas habilidades na cozinha.
Quem disse que criança não pode fazer pratos de culinária? Esses aqui são melhores do que muitos cozinheiros que você pode conhecer.

No entanto, a maior questão nisso tudo, é que para grande parte dos brasileiros, esse programa pode ser uma surpresa, pois não ocorreu a transmissão na TV aberta aqui do país.
Logo, o programa são até então com crianças do Estados Unidos, sendo gravado lá, e transmitido na TV fechado, saindo na Discovery H&H e FOX.

Mas, se você é um realmente amante da gastronomia, certamente esse programa é uma excelente opção para você ver as crianças literalmente colocando a mão na massa.
Portanto, para que você consiga entender tudo isso melhor, citaremos a seguir tudo sobre o programa, mostrando os principais pontos dessa competição.

O que é o programa Junior Masterchef EUA e como ele funciona?

MasterChef Junior é uma competição de culinária americana envolvendo crianças de 8 a 13 anos que estreou nos EUA no ano de 2013.
O programa é uma inspiração a um Masterchef Junior britânico, mas agora em uma versão americana.
Desse modo, estamos falando de um programa, onde qualquer criança entre oito e treze anos pode se inscrever para se tornar um competidor da série.

Assim, da mesma forma de como funciona o MasterChef original, que é a inspiração do programa, as crianças passam por competições, em busca de agradar os jurados.
Logo, os juízes avaliam todos os pontos dos pratos, que as próprias crianças elaboram, onde os melhores vão para final.
No final, o vencedor de cada temporada ganha $ 100.000, o troféu MasterChef Junior e o título de MasterChef Junior
Por fim, para você entender melhor os desafios do programa, confira os principais que as crianças precisam enfrentar:

Teste de habilidade

Os cozinheiros mirins são desafiados a preparar alimentos, seguindo diversos padrões técnicos e estilos, as vezes sendo necessário até a criação de pratos específicos e dentre outros.
Desse modo, é nesse desafio em que muitas pessoas são eliminadas no MasterChef principal, o que não poderia ser diferente aqui.
Nesses desafios, é que separam aqueles que possui maior desempenho na cozinha.

Caixa Misteriosa

Se você já assistiu o programa do Masterchef, certamente já notou que existe a famosa Caixa Misteriosa.
No programa do Junior MasterChef EUA, existe o mesmo desafio para os pequenos.
Dessa forma, os cozinheiros vão receber uma caixa com os mesmos ingredientes, e só vão poder usar esses ingredientes para fazer os pratos, em um tempo fixo.

Logo após, com os pratos prontos, os jurados escolhem 3 opções, com base em uma avaliação técnica, e principalmente visual, para experimentar.
Sendo assim, desses 3, aquele que estiver melhor em questão de visual, e principalmente sabor, ganha uma vantagem em caso de uma possível eliminação.

Teste de Eliminação

Após o desafio ser explicado, os juízes escolhidos como jurados para o Junior MasterChef EUA avaliam os pratos pelo sabor e visual.
Assim, depois que o processo é feito, os piores pratos são destinados a eliminação.
Caso você não ainda não tenha visto o MasterChef, os jurados ainda vão selecionar pelo menos um dos participantes para criticar.

Desafio de equipe
Com a mesma ideia do programa original, os cozinheiros se transformam em equipes por capitães ou juízes.
Esse tipo de desafio geralmente ocorre em uma aquisição de restaurante, tomando o lugar da equipe da cozinha desse local.
Assim, os comensais vão degustar as refeições, e depois selecionar aquelas que foram as mais preferidas e mais supriram suas expectativas.
É claro que, pelo Junior MasterChef EUA ser um programa mais infantil, a avaliação é um pouco menos “dura”, do que no programa convencional.

Mas, acredite, os avaliadores não dão moleza.
O time vencedor, com o melhor prato, avança no programa, e aquele que perder, terá que participar do conhecido teste de pressão.

Teste de pressão

Outro desafio que alguns competidores vão precisar passar, e que é de caráter eliminatório, é o teste de pressão.
Nesse teste, os membros perdedores do desafio da equipe, precisarão competir entre si, para fazer um prato padronizado em um espaço de tempo fixo.
Lembrando que esse tema é extremamente limitado, o que requer uma grande habilidade, para fazer um bom prato, em tão pouco tempo.

Os jurados levarão em conta nesse teste todos os principais requisitos, como sabor, visual, técnica e dentre outros, usados pelos competidores mirins.
No final apenas 2 ou 3 competidores vão para o final.

Quais temporadas tiveram até agora?

Depois de tudo que foi dito, certamente você tenha criado um grande interesse em conhecer esse excelente programa.
Assim, com o lançamento em 2013, surgiu a primeira temporada, onde após isso, todos os anos tiveram temporadas até 2019.

Desse modo, caso não saiba, 7 temporadas gravadas e transmitidas ao público durante esse período.
E o melhor, uma nova temporada estar para sair no Discovery Home & Health.
Acredite, lá nos EUA, o programa teve uma alta audiência nesses últimos tempos, sendo um dos preferidos dos americanos.

Muitos acreditam que o programa pode retomar, após a pandemia.
Por fim, existem hoje diversas fontes que você pode assistir esse programa, mas lembrando, ele é todo em inglês.

Considerações finais

Se você é um amante da culinária, saber que existe um Júnior MasterChef EUA, com participantes mirins, pode ser uma verdadeira honra.
Então, o que você está esperando para assistir agora mesmo?
Nos vemos em breve.

Informações adicionais:

Esta procurando por programas de culinárias de qualidade? Portanto, não deixe de pesquisar aqui no PadeiroseConfeiteiros, como aprender a Um dos maiores festivais de gastronomia mundial, “Top chef brasil”.

Veja também:

Pesadelo na cozinha: 3º temporada