Churrasco Vegano

Churrasco vegano. O número de veganos e adeptos ao veganismo cresce cada vez mais, por isso, mesmo consumindo carne é importante saber preparar receitas que sejam aprovadas por todos os paladares.

E, na hora de fazer um churrasco, não é diferente. Afinal, existe churrasco vegano? A resposta é sim. Já se foi o tempo em que o churrasco era feito apenas com carne. São diversas opções que podem ser preparadas para os veganos e aqui vamos ensinar duas delas: a proteína de soja e o churrasco de legumes.

Essa dica é fundamental para quem quer variar no cardápio e servir a todos durante aquela reunião de amigos. E a melhor parte: é um churrasco barato! Assim, todos podem arriscar e provar novos sabores, mesmo consumindo carne.

O churrasco vegano não vai encantar apenas seus amigos que não comem carne. Ele é também uma excelente alternativa para quem quer provar e começar a dieta vegana, mostrando que ser vegano não implica em deixar de participar de bons momentos ou abrir mão de comidas saborosas.

Veja como preparar o churrasco vegano:

Ingredientes: Churrasco Vegano

Para esse churrasco vegano os espetinhos são feitos com legumes e proteína de soja, veja os ingredientes separados para cada uma dessas categorias.

Para a proteína de soja:

  • ½ xícara de chá de azeite de oliva;
  • ½  xícara de chá de shoyu;
  • ½ xícara de chá de cheiro verde picado, salsinha e cebolinha;
  • ¼ de xícara de chá de suco de limão ou de vinagre de maçã;
  • 2 colheres de sopa de orégano desidratado;
  • 4 dentes de alho (bem picados);
  • 4 xícaras de chá de proteína texturizada de soja grossa.

Para o churrasco de legumes:

  • ½ xícara de chá de azeite;
  • ½ xícara de chá de cheiro verde picado;
  • ½ xícara de chá de shoyu;
  • ¼ de xícara de chá de suco de limão ou vinagre de maçã;
  • 1 couve flor média, separada em ramos;
  • 2 abobrinhas médias, cortadas em cubinhos;
  • 2 berinjelas médias, cortadas em cubinhos;
  • 2 cebolas médias, cortadas em quadradinhos;
  • 2 pimentões, cortados em quadradinhos; 
  • 2 cenoura médias, cortadas em rodelas;
  • 4 dentes de alho, bem picados;
  • 4 tomates médios sem sementes, cortados em quadradinhos;

Você vai precisar ainda de palitos de churrasco para fazer os espetinhos.

DICA:

  • Ao escolher os pimentões, prefira os amarelos e vermelhos que são mais suaves.
  • Para preparar um churrasco vegano sem glúten, escolha o shoyu sem glúten.

Modo de preparo

Para preparar o churrasco vegano, vamos dividir o tempo em duas partes: a primeira é para o preparo da proteína de soja, e a segunda para os legumes.

Para preparar a proteína de soja, primeiramente você deve colocar ela em uma vasilha e cobrir com um dedo de água quente. Deixe-a de molho até ficar macia, ou cerca de 15 minutos. 

Em seguida, escorra e lave bem a proteína de soja, espremendo-a bem. Depois, coloque ela já espremida em uma outra vasilha e adicione o shoyu, o azeite, o suco de limão, o orégano, o cheiro verde e o dente de alho. Esses dois últimos ingredientes precisam estar bem picados.

Depois de adicionar todos os ingredientes, misture bem e cubra com um plástico. Dessa forma a receita ficará protegida. Deixe que a mistura fique marinando na geladeira por ao menos duas horas.

Agora, é a vez do preparo dos legumes. O primeiro ponto é picar todos do mesmo tamanho, assim eles têm o mesmo cozimento, sem discrepância na hora de comer. 

DICA: Se quiser, você pode cortar os legumes em cubos no tamanho de 2,5cm x 2,5cm.

Outro ponto importante é que a cenoura e a couve-flor estejam pré-cozidas, assim fica mais fácil montar o espetinho. Para tanto, ferva a água e adicione os dois ingredientes, deixando por cerca de 3 minutos.

Com a berinjela já cortada, utilize uma vasilha para colocar 1 litro e meio de água com duas colheres de sopa de vinagre, misturando bem. Coloque a berinjela na mistura e deixe por cerca de 15 minutos, assim o amargor dela irá sair.

Em seguida, escorra a água e acrescente as abobrinhas, a cebola, a cenoura, a couve-flor, o pimentão e os tomates. Adicione o azeite, o shoyu, o suco de limão, o alecrim, o alho e o cheiro verde. Esses dois últimos bem picados.

Misture bem, cubra com o plástico e deixe marinando na geladeira por ao menos duas horas, o mesmo tempo que a proteína de soja.

Após o tempo de marinar os dois preparos, chegou a hora de montar os espetinhos. Aqui você pode usar a imaginação e montar conforme achar melhor, se preferir pode intercalar os ingredientes.

Leve os espetinhos de churrasco vegano para a churrasqueira e deixe por cerca de 20 minutos, virando para assar de maneira uniforme.

Pronto, está na hora de servir!

Essa receita rende cerca de 30 espetinhos.

Dicas do churrasco

Se preferir, você pode fazer o churrasco vegano no forno.

No forno basta colocar os espetinhos em uma assadeira, sem sobrepor um ao outro, cobrir com papel alumínio e assar no forno médio pré-aquecido, por cerca de 35 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos para dourar os espetinhos.

Para quem preferir, pode deixar os ingredientes marinando por 12 horas. 

A proteína de soja pode ser substituída por tofu firme e o tomate por tomate cereja.

O shoyu usado para marinar os ingredientes pode ser aproveitado. Como ele está temperado e extremamente saboroso, você pode usar para temperar saladas, seja para servir no churrasco ou para consumir no dia a dia. 

Outra maneira de utilizar o shoyu já temperado e não precisar jogar fora é servir junto com os espetinhos, como um saboroso molho.

Faça também

Para acompanhar esse delicioso churrasco vegano e surpreender ainda mais seus convidados, separamos algumas receitas que vão dar ainda mais sabor para seu momento com os amigos.
Como esse patê verde, que é um excelente acompanhamento para o churrasco ou a batata assada, que é fácil de fazer e pode ser servida a qualquer momento.

Churrasco vegano ingredientes completos ( créditos: istockphoto)
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Imprimir
Share on linkedin
LinkedIn
Avalie essa receita!
[Total: 0 Estrelas: 0]
Share on facebook
Share on pinterest

© Copyright 2018-2021 – Padeiros e Confeiteiros.
Todos os direitos reservados.

Advertisment ad adsense adlogger