CARNESCHURRASCO

Carnes para Churrasco, Confira os 6 Melhores Cortes

Escolher as carnes para churrasco certas é uma das etapas mais importantes para fazer um bom churrasco.
Afinal, não são todos os cortes de carne que são adequados para assar, pois conforme o corte o preparo pode ser diferente para extrair o melhor sabor da carne. Portanto, escolher o corte errado pode deixar o seu churrasco seco e duro.
Ou seja, além de um bom tempero e assar no tempo certo, saber escolher carnes para churrasco é o segredo daquela carne apetitosa e macia.
Churrasco, além de muito delicioso é um prato muito nutritivo, e tem maneiras de preparar para todos os gostos, existem alguns cortes e receitas para quem quer ficar em forma e tem cortes e receitas mais saborosas para quem não se preocupa com gorduras.
Hoje limitaremos aos cortes de carne, mas dê uma olhada em nosso blog e encontrarás algumas opções de receitas deliciosas.
Então, continue lendo e confira os 6 melhores cortes de carnes para churrasco.

1- Carnes para churrasco: picanha

É difícil pensar em churrasco sem lembrar de um dos cortes preferidos dos brasileiros, a picanha.
Sem dúvida, essa é uma das carnes para churrasco preferidas da maioria das pessoas, e há bons motivos para isso:
⦁ É uma carne macia e suculenta, sem ossos;
⦁ Pode ser preparada inteira ou até mesmo cortada em bifes sem perder o sabor;
⦁ Tem uma capa de gordura que deixa a carne ainda mais suculenta e saborosa.
O corte da picanha fica na região traseira do boi, e é uma das carnes bovinas mais nobres. Já o preparo, você pode fazer no espeto, no forno ou até mesmo na grelha.
E para temperar, sal grosso e alho já são suficientes para deixar a carne saborosa. Porém, nada impede que você acrescente outros temperos conforme a sua preferência.
Para assegurar a maciez e suculência dessa que é uma das melhores carnes para churrasco, sirva a sua picanha entre mal passado e ao ponto.

2 – Alcatra

Entre as carnes para churrasco, alcatra é outra preferência nacional. Afinal, é mais um corte nobre, macio e suculento capaz de deixar qualquer churrasco com sabor de quero mais.
Assim como a picanha, alcatra também vem da parte traseira do boi. Suas fibras são curtas e características, portanto essa é uma carne muito fácil de identificar.
Mas, sem dúvida o ponto forte da alcatra é a sua versatilidade na hora de preparar. Já que essa é uma carne que fica ótima no espeto tradicional, porém pode ir até ao forno caso você queira um assado.
Além disso, também é possível preparar uma deliciosa alcatra temperada na grelha. E também fica saborosa com molhos, ou com ingredientes diferentes no tempero, como cerveja.

3- Carnes para churrasco: contra filé

Essa é mais uma sugestão de carnes de churrasco cujo corte fica na parte traseira do boi e também é uma carne nobre.
O contrafilé tem uma proporção ideal de carne magra e gordura, e a outra ótima escolha para assar. É uma carne macia, e que costuma agradar a maior parte das pessoas que gostam de churrasco.
Portanto, se você está na dúvida sobre qual corte escolher quero levar uma opção que a grade geral, o contra filé pode ser a sua escolha.
A melhor forma de preparar um contra filé no churrasco é na grelha em temperatura alta, com um bom tempero e cuidando para não passar do ponto.
Outra boa dica é retirar o nervo lateral, e evitar o contra filé caso você prefira carnes mal passadas. Já que essa não é uma boa escolha para esse ponto.

4 – Costela

A costela é um corte que se localiza na parte superior do boi, e suas principais características são os ossos longos, e fibras também longas que formam a carne.
Com preço mais acessível do que as sugestões de carnes para churrasco anteriores, a costela não deixa nada a desejar em sabor. E também é uma preferência nacional.
Sucesso em muitas churrascarias do Brasil, principalmente no sul do país, a costela é uma das carnes para churrasco que precisa de mais tempo para assar.
Portanto, acenda o fogo cedo. E para ajudar no processo de cozimento cubra ou embrulhe a costela em papel alumínio.
O ideal é que você coloca costela para assar algumas horas antes do churrasco começar, e para acompanhar o molho barbecue é uma ótima escolha.

5 – Carnes para churrasco: fraldinha

A fraldinha é uma das carnes para churrasco recomendadas para quem prefere uma opção de corte mais magro. Pois, esse corte praticamente não tem nenhuma gordura, além de ser uma carne macia e fácil de preparar.
Por ser uma carne magra, também é uma das melhores escolhas para pessoas que estejam de dieta com restrição à gorduras.
Então, se você quer manter a alimentação em equilíbrio, porém não abre mão do churrasco, a fraldinha é uma boa escolha.
Contudo, a pouca gordura da fraldinha requer maior atenção na hora de assar carne, pois caso contrário o seu churrasco pode ficar ressecado.
Dessa forma, a melhor escolha é cortar a fraldinha em pedaços mais grossos e assar na grelha. Porém, se você ficar de olho no ponto também é uma boa escolha para fazer no espeto.
A fraldinha é um corte que vem da lateral do abdômen bovino. Suas fibras são macias e o sabor é suave, portanto, esse corte não requer muito tempero.

6 – Maminha

A maminha é outro corte popular para churrasco no Brasil. Pois, também tem uma carne macia e suculenta quando servida no ponto certo.
Seu sabor também é suave, e assim como a fraldinha, mantenha a pouca gordura que esse corte possui na hora de assar. Ou, do contrário, sua carne pode ficar seca e pouco saborosa.
Também não é preciso muito tempero para preparar a boa maminha, que fica ótima tanto no espeto quanto na grelha. Um pouco de sal grosso, pimenta e alho já são suficientes para deixar essa carne deliciosa.
E a maminha também é uma carne magra, o que significa que é outra ótima opção para quem está de dieta.

Carnes para Churrasco
Carnes para Churrasco
Dicas finais

Existem ótimas opções de carnes para churrasco à sua disposição. Tudo depende do seu orçamento, e das preferências das pessoas que vão participar do seu churrasco.
Então, ao combinar esses dois fatores e conhecer os melhores cortes, você não vai errar na sua escolha de carne, nem na quantidade a preparar.
Qual é a sua carne de churrasco preferida? Conte nos comentários!

Veja também:

Alcatra Recheada com Queijo

Artigos relacionados