CARNESCHURRASCO

Carne de Sol de Contra Filé

A Carne de Sol de Contra Filé é um prato típico de terras brasileiras e é cada vez mais incluído em receitas diferentes pelo país. Mas, você sabe como fazer a carne de sol? Afinal, essa peça é preparada há anos como forma de preservar a carne em lugares que não há energia elétrica para armazenar em local refrigerado.

Aprenda nessa receita como fazer uma Carne de Sol de Contra Filé, ideal para preparar diversas receitas em que ela se faz necessária ou experimentar essa iguaria do país. A receita foi enviada pelos Amigos do Picuí.

Ingredientes: Carne de Sol de Contra Filé

São apenas dois ingredientes necessários para preparar a Carne de Sol. Nessa receita utilizaremos o corte de contra filé. Você precisará de:

  • 1 peça de contra filé, de aproximadamente 900 gramas;
  • Sal grosso.

Modo de preparo

Para preparar a Carne de Sol, é importante em primeiro lugar salgar a carne de forma correta. Para isso, pegue a peça de contra filé e salgue bem com o sal grosso. Deixe a carne descansar por, pelo menos, 24 horas.

Após o tempo de descanso, pegue a peça ainda com o sal grosso e armazene na geladeira de maneira adequada: em uma vasilha com tampa ou utilizando saquinhos de armazenar alimentos.

Vale lembrar que, o processo de salgar a carne faz com que ela dure mais tempo. Portanto, não é necessário consumir rapidamente ou congelar para que a peça não perca a validade, inviabilizando seu consumo.

Para preparar a Carne de Sol, retire todo o sal da peça e leve à churrasqueira por cerca de 25 minutos. É importante que mantenha uma distância de 30 centímetros da brasa, assim ela assa de maneira uniforme e adequada para o corte aqui utilizado.
Após assada, fatie e sirva em seguida. Use os acompanhamentos tradicionais para a Carne de Sol, como farofa, vinagrete, mandioca cozida ou frita, feijão de corda, purê de macaxeira e arroz branco.

Curiosidades

A Carne de Sol é um alimento típico da região nordeste do país. Também conhecida como charque, ela surgiu devido à necessidade de se manter a carne boa para consumo durante as longas viagens pelo sertão.

Além disso, essa maneira de se manter a conservação da carne era útil devido à não existência de energia para armazenar e refrigerar as carnes. O sabor único, somado aos pratos preparados com ela, fez com que a Carne de Sol se tornasse popular por todo o país e conquistasse os paladares de todos os brasileiros, se adaptando a diferentes receitas.

Faça também

Além dessa deliciosa Carne de Sol, aqui na Padeiros e Confeiteiros, você encontra diversas receitas para preparar para toda a sua família. Uma dica extremamente saborosa é o Frango Crocante com Molho de Mostarda, ideal para almoços, jantares e até mesmo para servir algo diferente durante o churrasco.

Em nosso site você tem acesso a inúmeras receitas para deixar sua rotina alimentar muito mais saborosa, cheia de aromas e altamente nutritiva. É ideal para toda a família e para manter a alimentação adequada para todos. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário