Como fazer um Boi no Rolete

Ideal para reuniões familiares com muitas pessoas, o Boi no Rolete é uma maneira de assar o boi inteiro, que depois será servido para todas as pessoas presentes no evento. Muito utilizado para encontro de amigos, comemorações grandiosas e até mesmo em ocasiões especiais que merecem uma comemoração em grande estilo.

Veja como preparar o Como fazer um Boi no Rolete:

Ingredientes: Como fazer um Boi no Rolete

Essa receita é pensada para servir entre 200 e 350 pessoas aproximadamente. Sendo assim, use a proporção para preparar o Boi no Rolete para mais ou menos pessoas.

Os ingredientes necessários são:

  • 2 bois, com peso médio de 11 a 16 arrobas;
  • 6 a 8 kg de sal de gado;
  • 12 litros de água.

Modo de preparo

Para preparar o Boi no Rolete, primeiramente é preciso colocar o tempero no boi. Esse processo deve ser feito antes de levar ao fogo. Com uma seringa, é colocada na carne, em cerca de 40 pontos da carcaça, o tempero.

Vale ressaltar que desde o abate até a hora de assar o boi, leva-se, aproximadamente, cerca de 5 horas. São mais 6 horas em que o tempero deve ficar na carne para que seja absorvida de forma homogênea em todo o animal.

Para assar, é preciso montar uma churrasqueira especial, que não possui cobertura e possui estrutura giratória. O tempo para assar cada boi é, em média, de 4 a 6 horas.

A técnica utilizada para acender o fogo do braseiro é aplicada ao lado dos animais, e não embaixo como ocorre de maneira tradicional nos churrascos. Isso acontece para evitar que seja formada fumaça devido a gordura derretida e escorrida para o fogo.
Essa maneira de assar o Boi no Rolete permite que todos os cortes do boi, independente da região escolhida para ser servida, tenham, em geral, a mesma textura e sabor. Assim, é proporcionada uma refeição uniforme para todos os presentes no evento.

Depois de assada, a carne é fatiada e servida com ou sem acompanhamentos. Entre os principais utilizados estão saladas, farofa, condimentos e outros itens que sempre estão presentes nos churrascos.

Curiosidades

Você sabia que o Boi no Rolete foi preparado pela primeira vez em 1978, Ariovaldo Luiz Bier. Ele era vereador e teve a ideia de assar o boi dessa forma para uma comunidade rural de Novo Horizonte, como forma de comemorar seu mandato e reunir a os cidadãos que o apoiavam.

Desde então, a forma de assar boi dessa maneira se espalhou e é muito utilizada em festas em roças, quando famílias inteiras se reúnem para comemorar grandes feitos ou datas importantes, como casamentos, natais e aniversários.

Faça também

Além de preparar esse delicioso Boi no Rolete, aqui na Padeiros e Confeiteiros você encontra diversas receitas de churrasco para deixar seus eventos e a rotina alimentar ainda mais saborosa. 

Você pode preparar também um saboroso Churrasco Vegano, ideal para juntar todos os amigos em um mesmo evento, independente da dieta alimentar seguida ou até mesmo provar novos sabores, diversificando as possibilidades servidas em seus eventos e para seus amigos. 

Como fazer um Boi no Rolete
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Imprimir
Share on linkedin
LinkedIn
Avalie essa receita!
[Total: 0 Estrelas: 0]

Publicidade

Deixe um comentário

Share on facebook
Share on pinterest

© Copyright 2018-2021 – Padeiros e Confeiteiros.
Todos os direitos reservados.

X