CARNESCHURRASCO

Bife de tira o que é e como preparar

Para quem não abre mão de qualidade na hora de se alimentar, separamos uma receita que vai dar água na boca e será o sucesso do seu próximo churrasco: o Bife de Tira. Aprenda como preparar esse corte tão desejado de uma das carnes nobres mais consumidas no país.

Aqui, além de aprender a realizar o corte, você saberá como prepará-lo, sem perder nenhum benefício dele. A receita foi enviada por Sidney Maluf.

Veja como preparar o Bife de tira o que é e como preparar:

Ingredientes: Bife de tira o que é e como preparar

  • Aproximadamente 1,2 kg de picanha marmorizada;
  • Óleo de Girassol;
  • Sal Grosso Triturado.

Modo de preparo

Para preparar o Bife de Tira, primeiramente coloque a peça em uma tábua de carne, ou outra superfície que possa ser usada para corte. Lembre-se de colocar a gordura para cima. 

CUIDADO: O recomendado é usar tábuas de madeira, para evitar acidentes em outras superfícies muito lisas, prejudicando também o fio da faca e o corte.

Em seguida, pegue uma faca bem afiada e corte a ponta do triângulo da picanha. Nessa etapa é importante segurar a faca com firmeza, para ter direção no corte. Depois desse corte, faça outro perpendicularmente as laterais da picanha.

Dessa forma, ficará inteiro apenas o miolo da peça. Agora, do lado onde foi cortado o triângulo, insira a faca com cuidado, bem no meio do local. Corte devagar e com firmeza, sem deixar o corte torto, até a altura da base, mas não separe os pedaços.

Agora, com o miolo da picanha aberto, ele se assemelha a um bife comprido. Caso ache necessário, você pode ainda retirar o excesso de gordura. O indicado é deixar 1 dedo de espessura. 

Você pode também acertar as irregularidades da peça, proporcionando um aspecto mais simétrico e harmônico para a mesma.

Agora, pincele no Bife de Tira, uma cama de óleo de semente de girassol. Ele não altera o gosto do prato, apenas protege do ressecamento provocado pelo fogo e oferece uma aparência ainda mais bonita após a finalização.

Polvilhe o sal grosso triturado nos dois lados da carne. Vale ressaltar que esse tipo de sal grosso não se solta da carne e, dessa maneira, não cai no braseiro provocando estouros de fogo.

Leve a carne para a grelha, ou se preferir use uma parrilla. Mantenha uma distância de cerca de 20 centímetros, mantendo 8 minutos de cada lado. O ponto ideal é quando surgir sangue no lado contrário ao fogo.

Retire do fogo e corte em fatias finas, servindo como aperitivo e carne assada. Você pode usar essa receita em uma refeição importante ou para dar ainda mais sabor ao churrasco.

Faça também

Além desse delicioso Bife de Tira, aqui no Padeiros e Confeiteiros você aprende a fazer diversos outros pratos para dar ainda mais sabor para seu churrasco, sua rotina alimentar ou para aproveitar alimentos que estão guardados na geladeira.

Faça também esse delicioso Arroz Panelinha Bem Temperadinho, ideal para após o churrasco ou um almoço de domingo, reunindo a família e servindo boa comida, com conversas e cheio de memórias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar