ARROZ

Arroz carreteiros simples

O arroz carreteiros simples é a pedida ideal para quem quer fazer uma refeição saborosa, completa e fácil. Utilizando apenas uma panela para preparar toda a receita, você pode prepará-lo para os amigos e familiares em um delicioso almoço de domingo.
Aprenda a fazer um delicioso arroz carreteiro simples:

Ingredientes: Arroz carreteiros simples

  • 1 cebola grande;
  • 1 tomate grande maduro;
  • 3 copos de arroz;
  • 200 g de bacon fatiado;
  • 200 g de calabresa;
  • 500 g de carne seca;
  • Sal;
  • Salsa;
  • Pimenta calabresa.

Modo de preparo

Para preparar o arroz carreteiros simples, primeiramente cozinhe a carne seca em uma panela de pressão. Após cozida, retire da panela, espere que ela esfrie e desfie.

Reserve a carne seca em uma tigela.

Em seguida, retire a pele da calabresa. Corte em cubos a calabresa, o bacon, a cebola e o tomate, sem incluir as sementes. Corte

Reserve em uma tigela.

Refogue a calabresa e o bacon, até ficar bem frito e dourado, adicione em seguida a cebola, o tomate, a carne desfiada e a pimenta calabresa.

Acrescente o arroz, fazendo o processo de cozimento normal. Aproveite esse momento para verificar o tempero e corrigir, se necessário.

Depois de pronto, jogue a salsa em cima e sirva.

Dicas: Arroz carreteiros simples

Para desfiar a carne seca, você pode usar um liquidificador ou pano de prato. 

Para desfiar utilizando o liquidificador, basta colocar a carne já cozida dentro do copo do objeto e apertar o botão PULSAR. Mas cuidado para que ela não desmanche muito.

A outra maneira é utilizando o pano de prato, coloque a carne seca já cozida dentro do pano de prato e pressione levemente com as mãos. Lembre-se de utilizar um pano limpo e seco.
A carne seca pode ser utilizada em diferentes receitas além do arroz carreteiros simples.

Faça também

Além desse delicioso arroz carreteiros simples você pode preparar também, para acompanhar seu almoço de domingo, um delicioso brownie de Nescau para a sobremesa e utilizar tempero caseiro para dar mais sabor ao seu arroz.

Curiosidades

O arroz carreteiros simples é uma variação do tradicional arroz carreteiro. Prato típico brasileiro que surgiu no estado do Rio Grande do Sul. 

Esse prato tem origem na época dos carreteiros, homens que transportavam cargas e atravessavam a região sul do país com carretas puxadas por bois. Sua alimentação era feita em panela de ferro e a carne de sol era muito utilizada por ser fácil de armazenar.

A mistura da carne de sol com o arroz era fácil de fazer e se tornou a comida dos carreteiros, uma vez que poderia ser preparada em uma única panela e por um viajante solitário. 

A carne de sol é conhecida também como charque na região sul do país, uma vez que é preparada pelas charqueadas. Além disso, ela não necessita de temperaturas frias para ser armazenada, se tornando o alimento ideal para os viajantes. 

Com o passar dos anos, o arroz carreteiro se espalhou pelo país, ganhando diferentes versões. No entanto, mantém-se a mistura da carne com o arroz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário