CARNESCHURRASCO

Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva

Se você está em busca de uma carne com um sabor diferente de tudo aquilo que você já provou, a alcatra grelhada com molho de vinho e uva é a opção certa para você. Cheia de sabor, ela vai surpreender a todos os seus convidados, e pode até mesmo se tornar seu prato favorito.

Seja para o churrasco ou para um jantar especial, veja como preparar essa receita de alcatra grelhada com molho de vinho e uva que pode ser servida só ou com acompanhamentos para deixá-la ainda mais saborosa e cheia de aromas incríveis.

Veja como preparar a alcatra grelhada com molho de vinho e uva:

Ingredientes: Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva

Os ingredientes para preparar a Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva são separados entre o preparo da carne e do molho.

Para a carne:

  • 1 colher de sopa de sal grosso;
  • 1 peça de alcatra de nhandú, com aproximadamente 1,3 kg.

Para o molho:

  • ½ litro de suco de uva;
  • ½ litro de vinho tinto suave;
  • 1 cebola pequena descascada e picada em pedaços bem pequenos;
  • 1 colher de chá das ervas de Provence;
  • 1 (uma) colher rasa (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga, de preferência sem sal.

ATENÇÃO:  as ervas de Provence são uma mistura feita com alecrim, tomilho, louro e sálvia. Todas elas são secas e transformadas em um pó.

Modo de preparo

Para preparar a Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva, primeiramente é preciso preparar o molho.

Para isso, coloque a manteiga para aquecer em fogo baixo, com ela derretida, coloque a cebola picada e deixe refogar. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e mexa bem, de preferência com uma colher de pau.

Acrescente as ervas, o suco de uva e o vinho, e continue mexendo até engrossar a mistura. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos ou até reduzir para 40% do volume inicial. O molho ficará mais grosso e consistente.

Enquanto o molho está fervendo, tempere a alcatra massageando com sal grosso por todos os lados. Leve à grelha, ela deve estar preferencialmente já aquecida, e deixe cerca de 10 minutos de cada lado, com uma distância de 25 cm, aproximadamente e fogo alto.

ATENÇÃO: a carne deve ser virada apenas uma única vez, não colocando seu lado por mais de uma vez na grelha.

Com a carne já grelhada, retire do fogo e coloque em um refratário ou no local em que será servida. Utilize o molho para regar a carne, de maneira generosa. Vale ressaltar que por fora ela estará bem assada, mas por dentro ainda estará bem vermelha, misturando seu sabor ao do molho de vinho.

Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva Foto: istockphoto
Alcatra Grelhada com Molho de vinho e uva Foto: istockphoto

Faça também

Além dessa deliciosa receita de alcatra grelhada, outra dica para deixar seu churrasco ainda mais saboroso, ou complementar suas refeições com mais sabor, é o feijão mineiro tropeiro.

Uma receita típica e incrível, que vai deixar suas refeições com ainda mais sabor. Ela é um ótimo acompanhamento para a alcatra ou qualquer outra carne que você escolha preparar.

Artigos relacionados